quinta-feira, 10 de março de 2016

Os meus lugares encantados: Convento de Cristo

Tenho tido a oportunidade de visitar alguns dos locais mais bonitos do nosso país e achei por bem partilhar convosco as minhas aventuras históricas e culturais. 

Através dos meus olhos, venham conhecer o Convento de Cristo, em Tomar. 

Sejam bem-vindos aos meus lugares encantados!


 Quando comecei a visita pensava que o Convento de Cristo era um único monumento, mas esse é apenas o nome pelo qual é conhecido o complexo monumental constituído pelo Castelo Templário de Tomar, o convento da Ordem de Cristo, a Mata dos Sete Montes, a Ermida da Imaculada Conceição e o Aqueduto dos Pegões.
 
 
 

O Claustro Principal é magnífico, sendo considerado uma obra-prima da Renascença Europeia. A sua formosa fonte, onde vivem uns peixinhos coloridos, é alimentada pelas águas do aqueduto conventual.
 


Sem qualquer razão aparente, vivia na minha mente a imagem de uma janela pequenina, mas não podia estar mais enganada! Fiquei encantada quando me deparei, finalmente, com a famosa Janela do Capítulo! À sua grandiosidade são acrescentados ricos ornamentos de tema marítimo, as insígnias da Ordem e outras figurações simbólicas.
 


Em algumas zonas específicas podemos encontrar obras de arte sacra que enriquecem os espaços com a sua beleza. A moldura com o anjo no topo, decorada em tons de verde esmeralda e dourado é divinal! 

2 comentários:

Marta Moura disse...

É tão bonito!

arya disse...

Por acaso Tomar é uma terra que nunca tive o prazer de visitar mas vejo que isso terá de mudar :)