quinta-feira, 7 de maio de 2015

Outings: Obras esquecidas em museus renascem nas ruas

Julien de Casabianca, artista francês, visitava o Louvre quando os seus olhos embateram num retrato de uma mulher que não era a Mona Lisa. Mademoiselle Caroline Rivière, a jovem retratada na obra de Ingres, parecia abandonada num canto do museu e o artista sentiu o impulso de a salvar. A ideia de libertar aquele quadro das paredes institucionais resultou na criação do Outings. Neste projecto, qualquer pessoa em qualquer local no mundo pode fotografar obras de arte presentes em museus na sua cidade, reproduzi-las em cartazes nas ruas, e fotografar o resultado submetendo-o no site ou nas redes sociais desta iniciativa. Deste modo, obras menos conhecidas que são desvalorizadas nas grandes galerias pela prelecção de obras famosas ganham notoriedade. Esta é também uma forma de transportar a arte para grupos que de outra forma não teriam contacto com a mesma. Sendo Outings uma forma de arte de rua, esta pode chegar às diferentes camadas sociais e grupos etários.

Casabianca alerta para a importância de não causar danos nas paredes onde são coladas as obras, encorajando os participantes a encontrar recantos negligenciados para usar como tela. É preciso evitar edifícios públicos, escolas, hospitais, instituições, monumentos e outros locais sem consentimento prévio.

8 comentários:

Lena's Petals disse...

Aii, adoro, que bela ideia! E ainda por cima o quadro que começou tudo isto é um dos meus favoritos! Espero que alguém faça isto por Portugal! xx

lenaspetals.blogspot.pt

Unknown disse...

Opa gosto TANTO!! Adorei mesmo :3

Love, Ana ♥
http://aruivablog.blogspot.pt/

Margarida Lozano disse...

É uma obra de valor! As ruas ficam mais bonitas.

Ana Magalhães disse...

Adoro, acho que valoriza as obras e consegue por mais pessoas em contacto com estas! :)
Beijinhos**

http://designforstyleblog.blogspot.pt/

Raspberry disse...

Que ideia fantástica!

Unknown disse...

Uma ideia super original. O contraste entre as figuras e o local funciona muito bem! :)

Isa,
http://isamirtilo.blogspot.pt/

Marie Roget disse...

Já tinha encontrado estas fotografias no Tumblr e adorei! Para quem gosta de arte, estes cantos de repente ganharam encanto :)

Love, Maria
marieroget.blogspot.pt

Maura Teixeira disse...

Não fazia ideia! Acho fantástico