terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cinderela, um conto de terror - Disney vs Grimm

 
Experimentar o sapatinho

A Cinderela | Walt Disney

"Quando o ministro chegou, seguido por um pajem que trazia o sapato de cristal em cima de uma almofada de cetim, a madrasta apressou-se a conduzi-lo à presença das suas filhas.
- Ah! O sapatinho que perdi ontem à noite! - exclamou Anastácia com dasfaçatez. - Calce-mo: verá que me assenta como uma luva.
Era ridículo tentar calçar aquele sapatinho no enorme pé de Anastácia; mas, apesar disso, o pajem do rei não deixou de o experimentar.
- Agora a mim - gritou Grizela, afastando a irmã com um empurrão. - Fingir que o meu sapato lhe pertencia... Que insolência!
Grizela encolheu os dedos de forma inacreditável, dobrou o pé até quase o partir, ficou cheia de dores na sua desesperada tentativa de calçar o sapato que a conduziria ao casamento com o príncipe...
- Bem se vê que estão um pouco inchados - desculpou-se. - Não é de admirar... depois de ter passado a noite a dançar com o príncipe..."

A Gata Borralheira | Irmãos Grimm

 "A mais velha levou o sapatinho para o experimentar no quarto onde estava a mãe, mas não conseguiu fazer entrar o dedo grande do pé. O sapatinho era pequeno demais para ela. A mãe estendeu-lhe uma faca e disse-lhe: "Corta o dedo; quando fores rainha já não precisarás de andar a pé." A rapariga cortou o dedo, forçou o pé a entrar no sapatinho e foi ter com o príncipe que a pôs no cavalo e partiu com ela. (...) Era preciso que a outra irmã experimentasse o sapato. Esta foi para o quarto e conseguiu que os dedos entrassem, mas o calcanhar era demasiado grande. Então a mãe estendeu-lhe uma faca e disse-lhe: "Corta um bocado do calcanhar. Quando fores rainha já não precisarás de andar a pé." A jovem cortou um bocado do calcanhar, forçando o pé a entrar no sapato, reprimiu a dor e foi ao encontro do príncipe."

O castigo do vilão

A Cinderela | Walt Disney

"O maior castigo das madrastas e das suas filhas foi poderem comprovar a felicidade de Cinderela, que, junto ao seu marido, o príncipe, viveu muitos, muitos anos."

A Gata Borralheira | Irmãos Grimm

"Durante as bodas, as pérfidas irmãs vieram vê-la e tentaram cair-lhe nas boas graças para partilharem da sua fortuna. Quando os noivos iam para a igreja, a mais velha caminhava à direita e a mais nova à esquerda. Então as pombas desceram e picaram um olho a cada uma delas. E foi assim que, pela sua maldade e perfídia, foram punidas com a cegueira para o resto dos seus dias."

Sem comentários: